24 de março é marcado como o Dia Mundial da Tuberculose (TB) data importante para a conscientização sobre as consequências da tuberculose. A data comemora o dia em que Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria causadora da tuberculose, em 1882, o que abriu caminho para o diagnóstico e a cura dessa enfermidade.

Cuide-se!
Na nossa rede temos o Infectologista Dr. Ezequiel Ângelo Fonseca Jr que faz o diagnóstico da doença.

Destacamos também o trabalho do SUS de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Como é feito o tratamento via SUS?

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).

O TDO é indicado como principal ação de apoio e monitoramento do tratamento das pessoas com tuberculose e pressupõe uma atuação comprometida e humanizada dos profissionais de saúde.

Além da construção do vínculo entre o profissional de saúde e a pessoa com tuberculose, o TDO inclui a ingestão dos medicamentos pelo paciente realizada sob a observação de um profissional de saúde ou de outros profissionais capacitados, como profissionais da assistência social, entre outros, desde que supervisionados por profissionais de saúde.
O TDO deve ser realizado, idealmente, em todos os dias úteis da semana. O local e o horário para a realização do TDO devem ser acordados com a pessoa e com o serviço de saúde.
A pessoa com tuberculose necessita ser orientada, de forma clara, quanto às características da doença e do tratamento a que será submetida. O profissional de saúde deve informá-la sobre a duração e o esquema do tratamento, bem como sobre a utilização dos medicamentos, incluindo os benefícios do seu uso regular, as possíveis consequências do seu uso irregular e os eventos adversos associados.

 

👨🏿‍🔬Serv Saúde🩺
📲 Whatsapp (66) 9 9239-2412
☎️ (66) 2101-7879
🌐www.servsaudemt.com.br

#consultas #saúde #servsaúde #rondonópolis

Deixe um comentário

*

14 + oito =